terça-feira, 28 de junho de 2016

Sem Extremismo


... e tudo o que faz grandes os corações, fortes as sociedades, a dedicação, a virtude, a paixão do bem, não podem apreciar-se pelos sentidos. Léon Denis. Depois da Morte

São bastante apropriadas para a atualidade tais palavras grafadas há tanto tempo. Tudo de bom que desejamos nos variados aspectos das sociedades vigentes não são fatos vistos com os olhos físicos, não são palavras carregadas de azedume e frieza, retratando irritação e autoridade. Não, não é nada disso.

O que aspiramos é que no dia a dia das pessoas os fatos sejam sentidos com os olhos do espírito. Estes fazem surgir a bondade verdadeira.

Muitos se preocupam demais com conceitos e se esquecem que mais que isso, vale ter um coração acessível, alimentado pela docilidade que alimenta a verdadeira fraternidade. Nos diversos meios a afabilidade, as boas maneiras vão ficando de lado. Os ambientes passam a ser campos minados, onde as bombas se tornam fáceis de explodir.

Nada além do amor fará essa situação mudar. Já vi pessoas adoráveis deixarem-se contaminar pelo extremismo. De repente começam a enrijecer-se espiritualmente. Sombras iniciam o ataque.

É necessário cuidado, pois todo esforço para que se consiga um mundo melhor vai ruindo. Tudo pode ficar reduzido a um monte de cinzas, monte esse que já foi uma gota luminosa de amor.

Não permitir que os corações se enregelem, é tarefa a ser empreendida diariamente. Sejamos bons, educados, e nossos objetivos estarão bem defendidos, pois o exemplo é a linguagem mais poderosa no lar, no trabalho, no templo e onde quer que estejamos.

Que o amor do Mestre possa aquecer a todos os que desejam viver a paciência e a gentileza.

Maria Nilceia