quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Coroa da Vida


Bem aventurado o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Novo Testamento - Epístola de Tiago, 1: 12

Duas jovens amigas vão ter com o dirigente espírita. Sofrem as mesmas provações. Os namoros não dão certo, as famílias são complicadas, elas nervosas, ansiosas e revoltadas.

O dirigente aconselha: fé, aceitação, paciência, muita oração, estudo, frequência ao centro para receber passes, trabalho voluntário. Essa é a solução.

Uma delas, mais persistente, resolve colocar os conselhos em prática. Adquire livros, começa a orar, torna-se assídua no centro, nas horas de folga faz tricô e doa as peças.

A outra toma outro rumo: deixa a revolta acentuar-se e desliga-se das práticas saudáveis.

Coincidentemente, surgem dois rapazes e o namoro das duas vai para frente. Realiza-se o matrimônio. O casamento das duas, todavia, começa a sofrer a interferência dos modos de ser diferentes dos maridos. Um deles desatento para as necessidades da esposa. O outro ligado ao álcool.

Aquela que já adotava há tempos as atitudes saudáveis prosseguiu fervorosa em sua fé. Mesmo sofrendo, orava, confiava e aguardava a ação do tempo.

A outra, alimentando revolta maior ainda, desesperou-se ante as dívidas do marido, ante os filhos teimosos e tantas outras necessidades insatisfeitas. Num momento de descontrole, acaba por suicidar-se. Integra-se a um futuro triste no mundo espiritual.

A jovem fervorosa chega aos quarenta anos. Percebe que a situação vai melhorando. O marido mais atento, os filhos bem encaminhados, situação financeira estável, dando até para algumas viagens de lazer. Vivem agora em harmonia e alegria.

Certo dia, reencontra o dirigente que a havia aconselhado no passado e ele pergunta: como está sua vida, filha?

Ela abre um largo sorriso e responde: estou feliz, na família certa, no lugar certo!

Conclusões quanto ao sofrimento:

Ele traz maturidade àquele que enfrenta as dificuldades do caminho. Aplicando na vida os fatores coragem, determinação e otimismo, o ser humano acaba por entender que Deus ajuda na medida em que se confia Nele.

... É agente de fixação, expondo-nos a verdadeira fisionomia moral. É valioso curso de aprimoramento para todos os aprendizes da escola humana. Equipe da Federação Espírita Brasileira

Maria Nilceia