sexta-feira, 29 de abril de 2022

Sentido da Vida

 Sentido da Vida


Maria Nilceia


Muitos se questionam:                                   

– porque estamos neste mundo?

– como ser feliz? 

Pensando nestes questionamentos é que tento analisar nosso mundo.

Parece que a vida está sendo tão direcionada na necessidade de autoafirmação, que se perde aquela ligação mágica com certos valores que nos dão uma vida feliz.

É grande, é intensa a carência afetiva. Isso nos faz compreender as atitudes que dão a impressão de realização e felicidade.

Parece-me que existe um emprego do tempo em futilidades. Valores se invertem.

Tudo tem que ser fotografado, tudo tem que ser descrito...

Não tenho nada contra postar fotos, mas o excesso é prejudicial. Mães e avós expõem seus filhos e netos a todos, inclusive aos mal intencionados.

E adquire-se a ilusão de que estamos realizados ante nossas necessidades reais.

Nesse “mundo mágico” curte-se demais a bebida e com ela surgem as desavenças que conduzem as pessoas ao crime. 

O que mais me motivou a escrever tais reflexões foi a reportagem exibida no Fantástico, sobre o casal que se embebedou com vinho. Adormeceram sob o poder do vinho. As duas crianças da casa entraram no quarto, pegaram a arma que estava no criado mudo, pois o pai, violento, havia ameaçado matar a mãe. Com a arma na mão, tarde da noite, se puseram a andar até a casa da avó para pedir ajuda. 

Aí eu me questiono: qual o poder da bebida? Saudável, pouco saudável, nada saudável? É preciso beber para conseguir dar umas boas risadas?

Jovens de todas as idades, bem como adultos e profissionais de todas as áreas, que deveriam dar o exemplo, sentem a necessidade de beber e postar as fotos.

Talvez não possuam ainda a consciência de que estão influenciando aqueles que os observam. E muitas vezes, crianças e adolescentes.

Buscam intensamente o sentido da vida e encontram-no em quimeras...

O trem da vida de cada um segue nos trilhos que brilham no começo da viagem, mas que acabam sofrendo a corrosão, pois essa viagem possui recursos emocionais precários. 

Mediante tanta ilusão de felicidade, cada um precisa entender as suas necessidades existenciais. É preciso ir à luta, mesmo com dificuldades que certamente são reais. 

Talvez nesse contexto caiba um trechinho da música How Can I Go On, cantada por Freddie Mercury: 

“Às vezes eu tremo no escuro

Não consigo ver

Quando as pessoas me assustam

Tento me esconder longe da multidão

Tem alguém aí pra me confortar

Precioso Senhor... Escute meu apelo e cuide de mim.” 

Certamente, muitos encontrarão no final desse trecho a sugestão de como e onde buscar o Sentido da Vida.

Começar de novo, do nada, construir uma vida de certezas, com a efetiva presença do Pai a nos amparar. 

Que seja assim para todos nós.