domingo, 27 de novembro de 2022

A Alma Após a Morte – O Livro do Espíritos – Allan Kardec

 


Pergunta 149: Em que se transforma a alma no instante da morte?

Resposta: Volta a ser Espírito, ou seja, retorna ao mundo dos Espíritos que ela havia deixado temporariamente. 

Pergunta 150: A alma conserva a sua individualidade após a morte?

Resposta: Sim, não a perde jamais. O que seria ela se não a conservasse? 

Pergunta 150-a: Como a alma constata a sua individualidade se não tem mais o corpo material? 

Resposta: Tem um fluido que lhe é próprio, que tira da atmosfera de seu planeta e que representa a aparência de sua última encarnação: seu perispírito. 

Pergunta 150-b: A alma não leva nada deste mundo?

Resposta: Nada mais que a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor. Essa lembrança é cheia de doçura ou de amargura segundo o emprego que tenha dado à vida. Quanto mais pura ela for, mais compreenderá a futilidade daquilo que deixou na Terra. 

Entendamos então: muito sofrimento seria evitado se as pessoas aprendessem devidamente qual será nosso destino após a morte, tão bem explicado em "O Livro dos Espíritos". Tudo seria mais fácil de aceitar tanto para quem partiu como para quem ficou. 

Todas as informações que não nos chegam devidamente promovem a dúvida e a angústia.  Kardec deixa bem claro que a pessoa quando desencarna continua com todas as suas capacidades através de seu corpo espiritual chamado perispírito. Isso é um consolo! 

Kardec cita também a questão do desejo da pessoa que parte, desejar uma vida de doçura em um mundo espiritual iluminado… depende então de como ela viveu na Terra. 

Pai, Mãe, não deixe de passar para o seu filho os conhecimentos que lhe darão bem estar no futuro. Estude com ele e interpretem juntos os conceitos libertadores desse livro tão necessário. 

Que ninguém se iluda com o materialismo dominante na Terra. A fonte da verdadeira ventura reside nas qualidades adquiridas e no modo de viver. Tudo, portanto, que inclui a bondade, a caridade, a honestidade, a fé e a perseverança, é aceito pela Mãe Felicidade. 

Maria Nilceia

27/11/2022