sábado, 15 de abril de 2023

Observações que Ajudam

 


Será difícil para um Espírito culto transmitir conteúdos espíritas ou espiritualistas através de um médium de cultura mediana?

Como conseguir realizar uma transmissão? Afinal, nem todos os médiuns possuem condições de receber conteúdos eruditos, repletos de palavras complicadas; por outro lado, muitas vezes a população a que são destinadas as transmissões, também não teriam poder de compreensão já que possuem cultura semelhante a do medianeiro. 

Convenhamos: mensagens e obras destinadas a estudos, portadoras de linguagem clara e acessível são captadas por todos os leitores, independente do nível intelectual em questão; trazem, portanto, maior valor. 

Sendo assim, o Espírito comunicante, embora possa ser erudito, pode sem sombra de dúvidas aproveitar as palavras contidas no cabedal cultural do próprio médium, que se sentirá útil em ver-se capaz de servir aos bons propósitos de Jesus, através da escrita mediúnica. 

Nesse sentido passo-lhes um trecho do livro ”Diversidade dos Carismas, de Hermínio C. Miranda, Editora Lachâtre”, pág. 352: (...) os espíritos afirmam consistentemente que é mais fácil para eles utilizarem-se das próprias expressões do médium do que despejarem sobre ele ideias completamente novas. (Boddington, Harry, 1949). 

Esse texto, no entanto, não tira a responsabilidade do médium de melhorar-se em todos os sentidos, desde seu aperfeiçoamento moral, até o emprego que faz das palavras. Conhecer bem a língua pátria ajuda a aprimorar a capacidade do médium psicógrafo e dos demais escritores. 

Desejo fazer um alerta, o qual já fiz há algum tempo, mas nunca é demais retomar o assunto: antes de publicarem seus textos, realizem uma leitura detalhada do que escrevem. Se não se derem a esse trabalho de dedicação e responsabilidade, certamente virá ao público uma coleção de erros de concordância, de grafia que diminuirão consideravelmente o valor dos escritos. 

Obviamente existirão aqueles que não notarão a falta de revisão e convenhamos, temos visto até professores cometerem erros absurdos em seus escritos; bastaria uma releitura para que ocorressem as devidas correções. Aqueles que possuem um pouco mais de conhecimento detectarão erros muitas vezes graves e obviamente lamentarão a omissão dos escritores em cuidar bem de seus textos. 

Lembre-se: se você gosta de escrever, isso já demonstra que esse talento é uma conquista a lhe conferir valor. Cuide bem dessa sua aptidão, pois ela é a riqueza de seu coração.

Maria Nilceia

12/04/2023