quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Menosprezo ao Labor Alheio – Até Quando?

 


Psicografia – tipo de mediunidade em que os Espíritos transmitem mensagens através dos médiuns. A finalidade dos Espíritos evoluídos é a de orientar, esclarecer, auxiliar os habitantes da Terra a alcançarem estágios de conhecimentos e sentimentos cada vez mais aperfeiçoados. 

Em relação a esse tipo de mediunidade, uma das dificuldades atuais do médium psicógrafo, é enfrentar o preconceito dos próprios espíritas e também dos detratores do Espiritismo. 

Vamos então a um trecho do livro “Trabalhadores da Última Hora”, do Espírito Inácio Ferreira, pela mediunidade psicográfica de Carlos A. Baccelli: (...) Enquanto muitos vivem a discutir a procedência das mensagens via mediúnica, acusando médiuns e espíritos de mistificadores, não reparam que, na prática do Evangelho no cotidiano, os mistificadores são eles. Página 28, Capítulo 2. 

Digno de reflexão esse texto do Dr. Inácio! 

Fundamental analisarmos alguns dados: o planeta possui 7,888 bilhões de habitantes, dentre os quais 15 milhões são espíritas. Entre esses 15 milhões de espíritas, muitos são médiuns ostensivos; mas, as orientações de alguns estudiosos do Espiritismo, são no sentido de que se creia apenas nas mensagens que trazem como autores Emmanuel e André Luiz, através do médium Chico Xavier. Incluem também Divaldo Pereira Franco. Obviamente esses irmãos são dignos de crédito, suas mensagens são fundamentais ao nosso conhecimento e progresso. 

Todavia, em benefício da evolução da população planetária, não podemos olvidar que muitos outros médiuns merecem crédito, pela dedicação e responsabilidade que dispensam às comunicações que recebem e também pelo conhecimento que possuem. 

Rememoremos um ensino contido na Bíblia, da qual destaco um parágrafo:

(...) E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. Joel 2:28 

Julgo que a falta de conhecimento e de fé está envolvendo alguns dos espíritas em uma onda de negatividades e atrapalhações, por não darem a devida atenção a esse ensinamento tão autêntico da Bíblia. Admito que é difícil para quem não tem mediunidade ostensiva, acreditar em certas ocorrências. Assim foi com Tomé e assim é hoje. 

Ora, nas obras codificadas por Allan Kardec, estão mensagens dos Espíritos São Vicente de Paula, Erasto, Fénelon, São Luís, Santo Agostinho, Joana D´Arc, São Bento e até do próprio Jesus, entre outros. Imaginem se Allan Kardec, em vez de analisar as mensagens, tivesse repudiado os conteúdos das mesmas, acusando os médiuns e os Espíritos de mistificadores! 

Felizmente ele teve discernimento e capacidade para entender os fatos, os quais não cabem nas reflexões de espíritas tidos como árduos defensores da pureza doutrinária. E aí reclamam em lives sobre a ausência de jovens no meio espírita... Pudera! É preconceito em todos os sentidos! 

Entendam: a juventude abre-se à fraternidade, à alegria, ao desprendimento. Se querem mais jovens no Espiritismo, tratem de compreender o que é a verdadeira caridade e o respeito. Tratem de dar atenção aos simples e humildes que batem às suas portas. Não lhes virem o rosto, julgando-os sem merecimento para gestos de gentileza. 

Existe, no entanto, um fato capaz de alegrar os corações necessitados: mesmo com a descrença daqueles que acusam os obreiros encarnados e desencarnados de mistificadores, as comunicações escritas e faladas prosseguem jorrando do Mundo Espiritual, através de médiuns bem intencionados. 

Que vibre a esperança, a fé, a boa vontade, a sinceridade, o amor! Estejamos convictos de que entre os adeptos de qualquer crença, obviamente Jesus prefere os simples de coração. Neste sentido, encerro com um dos trechos mais significativos do Evangelho: 

“E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles e disse: em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” Mateus, 18, 3. 

Maria Nilceia

Artigo revisado cuidadosamente

pelo Espírito Flávio Pinheiro

02/11/2023