domingo, 26 de maio de 2024

Evolução do Espiritismo e dos Espíritas

 


O Espiritismo avança de maneira diferenciada, segundo a maturidade de cada espírita. Ele pode também permanecer estacionário, desligado dos avanços da ciência, perante aqueles refratários às descobertas benéficas, as quais, com certeza trariam para estes irmãos, conhecimentos importantes para sua evolução, visto que são descobertas a favor principalmente da saúde espiritual, mental e física. 

Todo aquele que estuda o Espiritismo a fundo, refletindo em detalhes fundamentais codificados por Kardec, é capaz de desabrochar positivamente neste mundo de diferenças e de descobertas. Sem se julgar conhecedor de toda doutrina, entende que muito ainda está por vir e procura olhar em todas as direções para que ocorra o aprendizado que avança. 

Amigo espírita, atente para o trecho a seguir, que traz palavras do querido Chico e lhe garanto que poderá fazer muito por você e pelo Espiritismo. 

“Eu não entenderia qualquer tipo de censura no Espiritismo. Leio nos jornais artigos de companheiros espíritas querendo que o movimento funcione como desejam, criticam médiuns, dirigentes, confrades de boa vontade que estão se esforçando na tarefa… É uma pena! O Espiritismo, se deixar de ser livre, deixará de ser Espiritismo. Não devemos ter palavras de azedume contra ninguém. Quantos vivem enganados quanto aos seus próprios valores!... Estamos, todos, muito longe de ser aquilo que precisamos ser. Os espíritas devem constituir uma única e mesma família, respeitando os que pensam e os que não pensam conforme pensam.” -O Evangelho de Chico Xavier, Carlos A. Baccelli. 

Você deseja realmente prosperar em maturidade e conhecimentos? Lembre-se então que a ciência é dinâmica e mutável segundo as novas descobertas. Se o Espiritismo é também ciência, os adeptos que se mantiverem refratários aos avanços comprovadamente salutares para a alma e para o físico, estarão entravando a marcha de si próprios e dos que se influenciam, sem tentar analisar e obter provas da necessária evolução pela qual o Espiritismo se dinamiza ininterruptamente. 

Se assim não for, o Espiritismo não poderá ser considerado como ciência.

Maria Nilceia




Trabalhos Encomendados

 


Aqui vai uma pergunta que comumente me fazem no Atendimento Fraterno: trabalhos encomendados podem prejudicar? 

Faço então uma outra pergunta: se você estiver sem capacete e alguém com boa pontaria endereçar uma pedra na direção de sua cabeça, vai atingir você, vai doer, vai machucar? Com certeza, a resposta será: sim! 

O mesmo ocorre em relação aos trabalhos encomendados. Prejudicam, “dependendo das condições”. É preciso ter “capacete de proteção”. 

Muitas vezes, nem é preciso a pessoa encomendar um trabalho. Basta sentir inveja e desejar o mal e isso será suficiente para lhe prejudicar caso você esteja desprotegido. 

Antes de temer o mal, vamos, todavia, lembrar que temos condições de receber proteção e isso nos livra de consequências desastrosas. Uma condição fundamental para que você não seja atingido pela maldade alheia é ser uma pessoa boa, pessoa honesta, pessoa de bem. Essas qualidades blindam você dos ataques; entretanto, se você estiver se sentindo enfraquecido por motivos físicos ou emocionais, mesmo sendo uma pessoa boa, talvez não esteja apto para combater a maldade que lhe tenha sido endereçada. Vamos então conseguir “um capacete de proteção”. Como? 

Orando, rogando proteção, procurando um centro espírita (cujos integrantes conheçam a dinâmica do mal na vida das pessoas). Com certeza, você receberá toda ajuda necessária. Além disso, prime por cultivar a fé, a esperança e o otimismo. Você nunca prejudicou ninguém… porque agora não receberia auxílio? 

Caso sua fé esteja fraca, lembre-se daquele trecho muito assertivo do Salmo 91:

¹Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

²Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e Nele confiarei.

³Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. 

Maria Nilceia