domingo, 26 de maio de 2024

Evolução do Espiritismo e dos Espíritas

 


O Espiritismo avança de maneira diferenciada, segundo a maturidade de cada espírita. Ele pode também permanecer estacionário, desligado dos avanços da ciência, perante aqueles refratários às descobertas benéficas, as quais, com certeza trariam para estes irmãos, conhecimentos importantes para sua evolução, visto que são descobertas a favor principalmente da saúde espiritual, mental e física. 

Todo aquele que estuda o Espiritismo a fundo, refletindo em detalhes fundamentais codificados por Kardec, é capaz de desabrochar positivamente neste mundo de diferenças e de descobertas. Sem se julgar conhecedor de toda doutrina, entende que muito ainda está por vir e procura olhar em todas as direções para que ocorra o aprendizado que avança. 

Amigo espírita, atente para o trecho a seguir, que traz palavras do querido Chico e lhe garanto que poderá fazer muito por você e pelo Espiritismo. 

“Eu não entenderia qualquer tipo de censura no Espiritismo. Leio nos jornais artigos de companheiros espíritas querendo que o movimento funcione como desejam, criticam médiuns, dirigentes, confrades de boa vontade que estão se esforçando na tarefa… É uma pena! O Espiritismo, se deixar de ser livre, deixará de ser Espiritismo. Não devemos ter palavras de azedume contra ninguém. Quantos vivem enganados quanto aos seus próprios valores!... Estamos, todos, muito longe de ser aquilo que precisamos ser. Os espíritas devem constituir uma única e mesma família, respeitando os que pensam e os que não pensam conforme pensam.” -O Evangelho de Chico Xavier, Carlos A. Baccelli. 

Você deseja realmente prosperar em maturidade e conhecimentos? Lembre-se então que a ciência é dinâmica e mutável segundo as novas descobertas. Se o Espiritismo é também ciência, os adeptos que se mantiverem refratários aos avanços comprovadamente salutares para a alma e para o físico, estarão entravando a marcha de si próprios e dos que se influenciam, sem tentar analisar e obter provas da necessária evolução pela qual o Espiritismo se dinamiza ininterruptamente. 

Se assim não for, o Espiritismo não poderá ser considerado como ciência.

Maria Nilceia