sexta-feira, 4 de julho de 2014

Pais Espíritas


Meimei, pela psicografia de Chico Xavier, assim se expressou em relação à criança: Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo. Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra... Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.
     
Não se desvencilhe das oportunidades de educar seu filho, para que ele se torne uma pessoa de bem. Hoje, muitos são os pais despreparados para essa missão tão importante, necessária ao progresso moral do mundo. É por isso que vemos disparidades de valores na sociedade atual.

Dificilmente presenciamos na atualidade, adultos que tratam seus filhos com o equilíbrio necessário. Não sabem avaliar a extensão da digna tarefa que cabe a eles realizar. Deixam de coibir certos abusos. Sob nossa vista, crianças desrespeitam acintosamente os demais em recintos públicos, em festas, na escola. Um enorme percentual de crianças vem se comportando como lhes apraz... destroem produtos das lojas, provocam anciãos, agridem com pontapés, entre tantas outras ações lastimáveis.

Em se tratando de pais espíritas, vale lembrar o conhecimento de que os filhos são adultos do passado e nem sempre adultos de boa índole. E agora, eles estão nos atuais lares estagiando. É fato que após terem se firmado na presente existência em hábitos prejudiciais, dificilmente adquirirão nova postura de vida.

Uma verdade a refletirmos: quando se acorda tarde demais, a árvore cresceu, os ramos viraram troncos e não envergam mais. Assim é o ser humano em suas fases. E aí... todos querem se esquivar da responsabilidade de aturar uma pessoa desagradável.

Outra realidade a pensar: como se sentirá um pai, uma mãe, ao deduzir que seu filho é pessoa irascível? Como lidará com a certeza que nada fez para induzi-lo a ser alguém delicado, respeitoso e fraterno? Como se sentirá ao constatar que ele não consegue ser feliz, pois para ser feliz é preciso ser "gente de verdade"?

Que os pais reflitam e avaliem as disparidades comportamentais dos filhos. Que se lancem à tarefa de desenvolver neles a sensibilidade sadia, o pensamento honesto e o agir fraterno.
     

Maria Nilceia