sexta-feira, 4 de julho de 2014

Porque o Espiritismo Incomoda


Proliferam-se os ataques ao Espiritismo. Com tanta evolução que paira no mundo, com tantas experiências científicas a comprovarem as verdades ensinadas por tão dignificante doutrina, é comum vermos dirigentes religiosos e fiéis achincalharem o Espiritismo. Menosprezam Allan Kardec, difamam Chico Xavier, insistem em depreciar os adeptos do Espiritismo. Como se não bastasse, ainda existem os que mandam queimar livros espíritas!

Fiquei a refletir sobre as razões das perseguições ao Espiritismo.
Por que será que ele incomoda tanto?
Vejamos a seguir quais talvez sejam os motivos.

- Os espíritas não vivem de dízimo. Possuem profissões e com elas o salário para sobreviver. Conciliam horário de trabalho, de labor na religião e nas atividades voluntárias. Como é saudável trabalhar e não ficar pedindo para os fiéis colaborarem!! Essa história de comprar um lugar no céu, de inventar que o “diabo” faz a pessoa esquecer de pagar o dízimo... será que a consciência não dói? 

- Os espíritas não ficam o tempo todo falando de demônios que atormentam o ser humano. Ao contrário, em vez de enfatizar o mal e assustar as pessoas, orientam a entender as verdades da vida. Levam os necessitados a buscar o sentido de ser verdadeiramente feliz.

- No Espiritismo, não existe pressão psicológica, nem fanatismo. O espírita não faz questão de quantidade de adeptos, pois sabe que existe o momento certo de cada um entender tão dignificante e libertadora doutrina.

- Quem procura o centro espírita encontra consolo, aprende verdades que todos sabem não ser enganadoras. O Espiritismo, pela clareza e honestidade de princípios, arrebata fiéis e impede os templos que se dizem cristãos, de lucrarem ao imporem aos fiéis a doação de quantias exorbitantes. Quando necessário, os espíritas promovem eventos para arrecadar fundos.

Já pensou se todo mundo tornar-se espírita? Quem vai pagar o dízimo? Então... vamos combatê-lo... Por tudo isso o Espiritismo incomoda!

Em 1862, Kardec escreveu uma verdade que continua válida até hoje: Um outro fato que nos foi dado verificar, e que nos parece notável, é que uma inumerável quantidade de localidades, onde era desconhecido, o Espiritismo penetrou graças às pregações que lhe são contrárias e que, fazendo-o notado, inspiraram nas pessoas o desejo de investigar em que consiste ele. Em seguida, ao se provar o seu caráter racional, necessariamente adquiriu partidários. Viagem Espírita em 1862 - Allan Kardec

Maria Nilceia